Capitalismo no RPG



No Wall-Market...

…um guerreiro vistoso se aproxima da construção grandiosa de pedra. Sua presença ativa uma boca encantada na parede que o cumprimenta, enquanto a porta cerrada é aberta lentamente. Ao seu encontro, uma bela meio-elfa de cabelos loiros e olhos azuis pergunta com um longo sorriso:

- Em que posso ajudá-lo, Sir?

- Eu quero um cavalo Mustang negro, uma brunea celas de montariamantícora legítima, da Horsers, uma Lança de cavalaria Impaler SE e um Escudo médio de aço Durandor Série GL.

- O total é de 1.700 trollares. Porém, nossos magos detectaram que o senhor é um cliente especial! E faz jus a 5% de desconto nas compras!! O meu senhor deseja pagar em ouro e ganhar mais 3% de desconto ou em até 6x sem juros no seu DungeonMasterCard?




Seria essa uma provável cena em um eventual D&D 5ª Edição? Como é sabido por todos os RPGistas do multiverso, também será um jogo de fantasia medieval (?)!
Fantasia é um elemento comum em RPG e abarca o aspecto mítico  que dá  graça ao jogo. Já o medieval fica em segundo ou terceiro plano. Um das principais causas do processo é o desconhecimento dos elementos básicos do medievalismo. Vou tratar um pouco sobre isso no aspecto econômico.
Quantas tardes de aventuras não já ficaram para depois quando os aventureiros vão às compras!? Um das consequências de matar monstros é voltar apinhados de dinheiro (há monstros que deveriam ser descritos como verdadeiras bestas de carga de tesouros) e investir em equipamentos armas melhores. Posteriormente, muitos construirão fortalezas, que demandarão mais recursos e uma hora os jogadores vão perceber que as finanças fazem parte dos PJs.
Problema! Somos capitalistas e a tendência é que os jogadores comecem a implementar as noções comerciais que possuem na vida dos personagens. Serão compradas terras e aberto um latifúndio (de gado e cereais) e em breve uma manufatura. Dependendo da perícia do jogador e benevolência do mestre, em breve os dias de aventura ficarão para trás e ele será mais um daqueles comerciantes de alto nível que pululam no comércio das vilas.



Se quiser dar um clima mais medieval você pode adotar os seguintes princípios:
  1. Em um mundo medieval as pessoas humildes não estão preocupadas com riquezas, se dedicam a trabalhar para ter o que comer e beber. Roupas novas têm pouca serventia para quem não vive nas baladas! Boa parte do tempo são usados em descanso e lazer. Na idade média, as pessoas trabalhavam em média só 4h por dia. Acumular dinheiro é algo ilógico (ou imoral) para a maioria das pessoas - isso significava que você estava trabalhando demais.
      
  2. As pessoas ricas não gostam de pegar no pesado. Trabalhar é para os servos, a quem se deve proteger de ameaças. Em mundo com tantos monstros, duvido que a utilidade da nobreza feudal fosse questionada tão rápido! Naquela época ricos emergentes eram muito mal-vistos, geralmente tinham bens saqueados ou os servos assassinados, entre outras ameaças.
       
  3. A terra era um bem comum e pertencia ao Senhor da Terra (paradoxal?). Títulos de posse da terra eram válidos só por prazo estipulado ou até a morte do titular, revertendo a posse ao Senhor da Terra novamente. Súditos pagam tributos pelas suas construções, animais e lavouras. No caso de área de pastagens, eram públicas, não existindo cercas. O conceito de propriedade da terra não existia na idade média.
      
  4. Bens duráveis eram feitos por encomenda. Precisa de uma carroça? Pague um carroceiro. Uma enxada? Vá ao ferreiro! Dificilmente artesãos guardariam pilhas de armas e ou armaduras nos estabelecimento, no máximo a materia-prima para o ofício.
O jogo assim fica um pouco mais realista (e até mais hostil). Vender uma armadura de batalha poderia lhe render, algumas moedas e pedras semi-preciosas e também duas vacas leiteiras, uma saca de sorgo, uma caixinha de rapé, um rolo de tecido e um quilo de sal. Em certos casos, o jogador vai preferir deixar o vendedor com o troco.


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Seja Bem Vindo

Seja Bem Vindo ao meu novo site, para quem não conhece eu sou Bruno Andrini e pratico a Profissão de Design, tenho apenas 17 anos e estou estudando para me formar daqui a 4 anos. Esse site tem o intuito de divulgar o meu trabalho e mostrar alguns Tutoriais ensinando fazer alguns macetes do mundo artístico.

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