Auxilio aos Mestres I - Os Jogadores


É um tema simplesmente essencial para que uma boa campanha aconteça que se tenha organização, não precisa ser muita, mas também não precisa ser pouca, mas melhor começar pelo começo.

JOGADORES

Sendo você o mestre, é essencial que você saiba quem são seus jogadores, para isso antes de começar a narrar uma campanha séria selecione jogadores os quais você já tem confiança, não que você não possa confiar em novos jogadores, mas selecionar pessoas que já tem experiência e que já estão acostumados com sua forma de narrar, é sem duvida mais vantajoso.

Sempre tente fazer campanhas com um ou dois jogadores diferentes independente do seu grupo ajuda na socialização e aumenta sua habilidade como mestre, além de expandir seus amigos e conhecer novas pessoas, um dos objetivos do 2ic.

Mas, e os jogadores novatos? Não sejam preconceituosos ai, como eu disse é sempre melhor jogadores que conhecem seu estilo de narrar, portanto se você estiver querendo iniciar uma campanha com novos jogadores, faça um jogo breve aberto ao publico e selecione um grupo e comece a mestrar, faça um jogo rápido de 2 ou 3 dias no Maximo, nesse tempo, verifique qual foi mais presente, mais descritivo, mais rápido nas ações, mais inteligente, mais sociável, enfim, olhe as características de todos, cada um vai se destacar numa área, agora selecione o que for o melhor pra completar o seu grupo de confiança e termine sua campanha normal, depois apresente ele aos jogadores do grupo de confiança e comece a mestrar. Mas atenção, ao achar o jogador certo não pare uma campanha com os outros jogadores, porque isso é uma tremenda falta de respeito, tenha educação e respeito pelos outros!

Existem varias vantagens em se ter um grupo de confiança, em primeiro lugar todos desse grupo são normalmente amigos do mestre e dos outros jogadores, o que deixa o jogo mais divertido e mais proveitoso, além disso, esse grupo já estará acostumado com seu horário, seu ritmo e forma de mestrar, o que ajuda muito e tem sempre a possibilidade dos jogadores desse grupo virarem mestres de outros jogos, e mestres melhores porque absorvem melhor tudo que aprenderam de você, e você vai ser melhor absorvendo o que aprender com eles. 

GRUPO DE CONFIANÇA 

Dando uma reforçada no que falei acima, uma explicação pra melhor formar um grupo de confiança, espero que ajude ^^.

1- É muito importante que todos sejam amigos, não precisamente melhores amigos, mas bem amigos, porém se conseguir levar melhores amigos pro grupo melhor ainda.

2- Variedade é essencial, não escolham só amigos que tenham o mesmo ponto de vista, a mesma opinião, o mesmo jeito, os mesmo estilo ou preferência de classe e raça nos sistemas, a variedade é o que garante a sobrevivência do grupo. Pode-se ter exceção nesse caso dependendo da forma como você for mestrar, por exemplo, você pode mestrar um jogo sobre um grupo de assassinos mercenários, e todos os jogadores gostem e assassinos, nesse caso a semelhança ajuda, e como são seus amigos, melhor não deixar na mão.

3- Flexibilidade de horários é importante também, especialmente nos jogos onlines é importante saber quando vai ter jogo e quando não vai ter, portanto é importante marcar as datas e verificar o horário de todos, mas lembrem-se, vocês alem de um grupo de jogos são um grupo de amigos, então ajudem uns aos outros e se esforcem pra se encaixar nos horários, o horário deve ser definido por todos e não só os mestres.

4- Essa também pode ir como dica para os jogadores e tema de uma das próximas matérias, a escrita! Todo mundo já deve ter interagido de alguma forma com um jogador que escreve bem, e outro que escreve mal, no caso se não foi via on-line pode-se considerar a forma como a pessoa fala. Acreditem, não estou falando de abreviações, estou falando de outras coisas, pro exemplo: Em vez de você falar “ ataco ele”, tente ser mais descritivo...Ajuda bastante tanto pra melhorar a emoção quanto pro mestre sentir que você se importa, podemos tentar... “Empunho a espada e corro em direção a ele deferindo um golpe com a cortante vindo de cima”. Ha mestre que não liguem muito pra isso, mas, pessoalmente, eu prefiro o segundo tipo.

5- Converse com o grupo o tipo de aventura e o nível de seriedade do jogo, tem jogos que pode ser cheio de brincadeiras e um mundo não muito caótico, mas com seus problemas, e outros em que é um mundo triste e violento, onde infelizmente a alegria sempre fica em 2° plano e a necessidade pela vida é a prioridade (viu como a boa escrita é melhor? =P), no segundo caso um cara engraçadinho que ri a toa e faz piada não cai nada bem, assim como no outro, onde os jogadores podem ser mais alegres um grupo faça personagens MUITO sofredores e solitários, eles acabam perdendo o foco ate para npcs, mas se tiver apenas um fica interessante.

6- Pros jogadores, nesses jogos prefiram suas classes favoritas, com as quais estão acostumados, se for uma aventura seria não queremos um ladino sem imaginação ou um mago sem inteligência, tente se aperfeiçoar numa área, isso é essencial para um melhor desenvolvimento do jogo, e da missão dos jogadores.                                           

MUNDO e REGRAS

Essa parte é muito importante ter alguma organização, apesar de que bons jogos são possíveis sem tudo isso, basta que o mestre tenha muito domínio do que ele quer, mas como um pouco de organização não dói nada, vamos tentar?

Em primeiro lugar, é aconselhável que o mestre converse com os jogadores como é o mundo, esse fato é essencial e contar certas historias pode ajudar, contar como a maior parcela da população vive e como os mais ricos vivem, muitas vezes as diferenças são violentas, se é um mundo dominado por humanos, ou onde os humanos são oprimidos, se vivem em equilíbrio com outras raças e tudo isso.

É importante pedir aos jogadores as historias dos seus personagens, ajuda a avaliar o comportamento deles e a definir coisas importantes sobre ele, como aparição de pessoas importantes da vida dele na historia.

Depois vêm as regras gerais, sobre as classes, raças e tudo mais, mesmo que seja um sistema já conhecido e não próprio sempre acabam tendo modificações por parte do mestre, portanto é importante informar para evitar que o jogador faça um personagem achando ser diamante e descobrir ser vidro.

Se o seu objetivo no jogo for humanizar os personagens, não disponibilize poderes incríveis e depois fique dificultando a vida deles para equilibrar, sua função de mestre é narrar, não açoitar seus jogadores, em outra matéria falo disso melhor. Entretanto não pegue leve facilitando demais as coisas deles, dificuldades na vida existem, sorte, dinheiro, beleza nem sempre vão resolver tudo, mas permitir utilizá-los sempre cai bem, é só não permitir sempre.

Só para lembrar, isso eu recomendo porque já formei muitos grupos e eles acabaram porque um jogador desistia, não se esforçava, não se socializava com os demais ou simplesmente não valorizava, mas você pode tentar mesmo sem um grupo de confiança, na verdade eu aconselho evitar grupo de confiança para aventuras curtas de alguns jogos, lembre-se de sempre conseguir novos jogadores e contatos para expandirsuas possibilidades, socialização é a chave!


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Seja Bem Vindo

Seja Bem Vindo ao meu novo site, para quem não conhece eu sou Bruno Andrini e pratico a Profissão de Design, tenho apenas 17 anos e estou estudando para me formar daqui a 4 anos. Esse site tem o intuito de divulgar o meu trabalho e mostrar alguns Tutoriais ensinando fazer alguns macetes do mundo artístico.

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