Por que a maioria das garotas não jogam RPG...? Dentre um dos diversos motivos está a falta de atração pelo estilo empregado no jogo. Geralmente, um grupo que é formado apenas por garotos participa de aventuras com muitos monstros, batalhas, torneios de lutas, conflitos contra chefões e guerras entre exércitos. É exatamente isso que não atrai as garotas! As mulheres tendem a se interessar por dramas, mistérios, romances...
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Assim que uma garota começa a jogar, ela espera que o narrador a leve para um fabuloso mundo de príncipes encantados, jogos de seduções, lugares misteriosos, romances proibidos, enfim, coisas típicas que se deve embutir na aventura a fim de agradar as meninas do grupo. Às vezes até os narradores veteranos esquecem desses temas fundamentais.
Para ajudá-los a fazer com que elas participem do seu grupo de RPG, pesquisei e criei algumas dicas que acho fundamentais para esse feito:
1º - Explique para garota o que é RPG de forma “light”. Nesse resumo inclua comentários sobre cenas engraçadas, histórias de amor, casos de traições e atuações inteligentes que já aconteceram em uma de suas narrações. Isso despertará a curiosidade dela e também a vontade de jogar. Entretanto nunca a convide para ver uma das sessões, não há nada mais monótono e chato do que ficar olhando um bando de rapazes (a tarde inteira), atacando monstros imaginários, revirando fichas, discutindo sobre as regras e rolando dados em uma mesa, e ficar sem entender nada (experiência própria);
2º - Assim que a garota demonstrar interesse convide-a para jogar. Se ela aceitar, tente explorar; ao menos no começo, os temas que despertam nela maior interesse, assim será mais fácil fazer com que ela se divirta e jogue outras vezes. É válido lembrar que se os garotos gostarem de outros temas, também os encaixe como secundários, pelo menos na primeira sessão;
3º - Procure integrar a menina no grupo. Converse não só sobre a partida de futebol do dia passado, mas também sobre assuntos que sejam de interesse dela;
4º - Indiretas, assédios e flertes fora do jogo deixam-na constrangida. Evite isso. Se algum engraçadinho sair da linha, converse com ele na boa, e se não adiantar, de um pé na bunda dele. Pessoas assim não devem fazer diferença em uma sessão;
5º - Calma e paciência são fundamentais quando você tiver que explicar para ela como funciona a criação da ficha. Re-explique cada detalhe se for preciso. Quanto às regras do sistema, ensine o básico, no decorrer do jogo você abre alguns comentários à parte de cada regrinha que vai ser usada naquele determinado momento. Jogando ela aprenderá mais rápido;
6º - Censure um pouco os arroubos machistas que permeiam muitas mesas de jogo: piadas grotescas, bizarrices, palavrões, xingamentos e outras baixarias (a menos que ela não se importe);
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7º - Quando descrever as cenas importe-se em detalhá-las bastante. No caso dos NPC’s, preocupe-se com o físico e o emocional deles, ou seja: descreva roupas, cabelos, cor dos olhos, acessórios, forma física e como está aparentemente naquele momento. Coloque também elementos interessantes, como amigas falsas que convivem com ela, pessoas que a invejam, amigos que cultivam um amor em segredo, mendigos e vagabundos que tentam assediá-la...! Qualquer detalhe que faz parte do universo em que ela vive na vida real e que não tem controle vai chamar sua atenção, fazendo com que ela reaja da maneira que bem entender no universo de jogo;
8º - Coloque a menina para pensar, crie enigmas, investigações, charadas, enfim tudo que exercite a inteligência e o imaginário dela é válido. Assim como abordar assuntos polêmicos no jogo à medida que notar um mínimo de amadurecimento, como homossexualismo, incesto, preconceito, maus tratos, estupros, etc. Isso deixará o jogo ainda mais interessante e devo lembrar que o RPG pode se tornar uma excelente arma de conscientização se soubermos aproveitá-lo;
9º - Não elimine 100% dos combates, afinal nós mulheres não somos apenas criaturas choronas, sonhadoras e sentimentais. Coloque confrontos com os jogadores, mas procure fazê-los com algum propósito. Qualquer boa razão é motivo para se enfurecer e detonar os inimigos no momento em que vê-los.
10º - Termine com um final coerente, nem sempre feliz, mas que tenha compensado pelas horas de jogo. Assim ela irá voltar para as outras aventuras e campanhas do seu grupo.
Felicito em lhe informar parceiro: você acaba de ganhar uma nova jogadora.
Conselhos: Após a primeira aventura, e a aprovação dela, porque não estimulá-la a continuar a jogar? A melhorar sua interpretação? A se divertir a qualquer hora? A aprender mais regras e sistemas sem ser apenas com vocês? É nessa hora que você deve apresentá-la o RPG 2ic!
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
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Seja Bem Vindo
Seja Bem Vindo ao meu novo site, para quem não conhece eu sou Bruno Andrini e pratico a Profissão de Design, tenho apenas 17 anos e estou estudando para me formar daqui a 4 anos. Esse site tem o intuito de divulgar o meu trabalho e mostrar alguns Tutoriais ensinando fazer alguns macetes do mundo artístico.
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